PREENCHA OS CAMPOS ao lado PARA ENTRAR EM CONTATO CONOSCO:

NOME *
NOME
           

123 Street Avenue, City Town, 99999

(123) 555-6789

email@address.com

 

You can set your address, phone number, email and site description in the settings tab.
Link to read me page with more information.

cabeca_formacao_precos.jpg

formacaodeprecos/curso

 

HOME     O CURSO      PROGRAMA      CORPO DOCENTE      INSCRIÇÕES      LOCAL


O CURSO

MOTIVAÇÃO

O Setor Elétrico Brasileiro (SEB) possui quatro preços de energia, conhecidos como preço de energia de curto prazo, preço de liquidação de diferenças ou PLD, preço de energia nos mercados livres “convencional” e “incentivado” e tarifa de energia na distribuidora. Estes preços estão no coração do ambiente de negócios do SEB e das decisões de contratação, comercialização e de gerência de riscos de geradores, consumidores e comercializadores de energia elétrica operando nos mercados regulado e livre.

Os preços de energia elétrica no Brasil possuem processo de formação, características e fontes de incerteza distintas, que influenciam as oportunidades negociais e propiciam oportunidades e riscos nos ambientes de negociação de energia do SEB. Adicionalmente existem influências cruzadas entre os mesmos: por exemplo, o preço de curto prazo influencia os preços de contrato no mercado livre convencional no horizonte de médio prazo. A tarifa de energia da distribuidora define um custo de oportunidade natural para o consumidor e esta, quando composta a tarifa de uso do sistema de distribuição, define as oportunidades existentes no mercado “incentivado”.

Portanto, a compreensão do processo de formação destes preços de energia é essencial para a tomada de decisão nos negócios de todos os agentes operando no SEB.
 

PÚBLICO ALVO

Consumidores de energia (incluindo especiais), geradores, comercializadores, planejadores, reguladores, empresários, executivos, consultores, nacionais e internacionais envolvidos direta ou indiretamente nas atividades comerciais do setor.
 

OBJETIVO E ESTRUTURA

O objetivo deste curso é fornecer ao participante uma completa visão da formação dos preços de energia elétrica no Brasil e suas incertezas.

O programa é constituído por três módulos - cada um com 8 horas de duração – em dias consecutivos, estruturados de modo a fornecer aos participantes os conceitos fundamentais e as bases regulatórias das principais atividades do setor. Estudos de casos práticos a partir de dados do Setor Elétrico Brasileiros serão apresentados.
 

  • Módulo 1: Preços de energia de curto prazo  
    Data: 20 de junho de 2017 (carga horária: 8h)   
    Introdução e apresentação dos fundamentos e formação do preço de energia de curto prazo (“spot”), cuja formação é baseada no Preço de Liquidação de Diferenças, suas variáveis de influência, incerteza, oportunidades e riscos."
     
  • Módulo 2: Preço de energia no mercado livre  
    Data: 21 de junho de 2017 (carga horária: 8h)   
    Introdução e apresentação dos fundamentos e formação do preço de energia no mercado livre (ACL) convencional e incentivado, suas variáveis de influência, incerteza, oportunidades e riscos.
     
  • Módulo 3: Tarifa de Fornecimento de Energia no ambiente regulado  
    Data: 22 de junho de 2017 (carga horária: 8h) 
    Introdução e apresentação dos fundamentos e formação da tarifa de energia no mercado regulado (ACR), suas variáveis de influência, incerteza, oportunidades e riscos.
     

PARA ACESSAR A PROGRAMAÇÃO COMPLETA E DETALHADA DE CADA MÓDULO, CLIQUE AQUI